EC155B1

PR-XFC, s/n 6883

540 horas totais | ano 2009

ASA Consulting

Helicóptero executivo top de linha da Eurocopter.

Autonomia: 792 Km

Velocidade máxima (VNE): 324 Km/h

Assentos: 2 pilotos + 6 passageiros

Características

Destaques
  • Chegada ao Brasil: Outubro de 2009
  • Entrega pela Helibrás: Janeiro de 2010
  • Horas totais célula: 540
  • Ciclos: 953
  • Horas totais motor: 540
Equipamentos Opcionais
  • Ar Condicionado (mechanically driven)
  • Strobe-light no estabilizador vertical, junto com a luz anti-colisão
  • Strobe-light no ventre da aeronave
  • Portas esquerda e direita articuladas (em substituição as portas standard)
  • Degraus de passageiros elétricos e retráteis (LH / RH)
  • Acabamento VIP para 4/8 lugares (com insonorização)
  • Estudo de lay-out e pintura externa personalizada
Equipamentos Rádio NAV/COMM - IFR Single/Dual pilot
  • Solução composta de :
  • 1º VHF / AM Collins 422 A / 2º VHF / AM Collins 422 A
  • ICS TEAM TB 31 com 2 caixas de controle
  • 02 fones David Clark H10-13H
  • Transponder Collins TDR 94 D-007
  • ADF Collins 462
  • DME Collins 442
  • 1º VOR / ILS Collins VIR 432
  • 2º VOR / ILS Collins VIR 432
  • Rádio Altímetro (standard)
Outros Equipamentos
  • Single pilot IFR kit
  • Interfone de passageiros NAT AA 36 com 2 NAT AA 82, para 8 fones Bose
  • Sistema de comunicação com a cabine de passageiros NAT AA 20-431, com 4 alto-falantes
  • Interfone de passageiros TEAM BA 1920 (for VIP handset)
  • GPS FREEFLIGHT TNL 2101 I/O APPROACH+ linked with AFCS and ND
  • ELT KANNAD 406 AF
  • Radar meteorológico Honeywell RDR 2000 (com VRU)
  • EGPWS HONEYWELL MK XXII com display no KMD 850
  • TAS Ryan 9900 BX (com display 3″ e KMD 850)
  • Moving Map KMD 850 linked to GPS
  • 08 fones BOSE X
Cabine
  • 1 cabine polivalente.
  • 2 bancos, do piloto e do co-piloto, com sistema de amortecimento de impactos, encosto alto, reguláveis em
  • distância e em altura, e removíveis, cada um com cintos de segurança de 5 pontos.
  • 1 pára-brisa transparente.
  • 2 portas articuladas, do piloto e do co-piloto, alijáveis, com janelas fumé, permitindo o acesso ao posto de pilotagem e à fileira dianteira de bancos de passageiros, cada uma equipada com uma janela deslizante.
  • 2 janelas fumé alijáveis, localizadas entre as portas do posto de pilotagem e da cabine.
  • 2 portas deslizantes de passageiros com janelas fumé alijáveis.
  • 2 degraus da cabine e do posto de pilotagem montados externamente, de cada lado.
  • 2 painéis superiores fumé.
  • Revestimento da cabine.
  • Duplos comandos de vôo.
  • Comandos de corte de combustível.
  • 1 comando de freio rotor.
  • 1 sistema de ventilação /desembaçamento /aquecimento.
  • 2 limpadores de pára-brisa.
  • 1 extintor de incêndio portátil no posto de pilotagem.
  • 2 porta-mapas iluminados.
  • 2 suportes para fone de ouvido.
  • Local para estocagem dos documentos de vôo.
  • 1 Manual de vôo.
Descrição Da Aeronave Standard
  • Fuselagem compreendendo a cabine e o bagageiro.
  • Bagageiro com rede de amarração no piso e 2 portas traváveis (lados esquerdo e direito).
  • Cone de cauda com estabilizador horizontal equipado com duas placas terminais laterais e um rotor traseiro carenado embutido na deriva vertical.
  • Trem de pouso retrátil tipo triciclo com sistema de trava da roda dianteira no eixo, freios diferenciais assistidos dos lados do piloto e do co-piloto e freio de estacionamento.
  • 3 tomadas de pitot com aquecimento.
  • 6 degraus embutidos (3 de cada lado) para acesso ao piso mecânico.
  • Proteção contra corrosão.
  • Reforços estruturais para o gancho “cargo sling” de 1.600 kg (3.527 lb).
  • Reforços estruturais para guincho externo.
  • Pontos de levantamento, içamento, amarração e de fixação.
  • Pintura interna:cinza claro.
  • Pintura externa: a fuselagem é pintada conforme o esquema de cores standard (esquema e cores, acabamento de poliuretano brilhante ou fosco, branco + 2 cores), a menos que modificado por opção, os trens de pouso são azul claro, o piso mecânico (CTP e transmissão traseira) é branco, o rotor principal e o rotor traseiro são cinza, as pás do rotor principal são cáqui e as pás do rotor traseiro são pretas.
Sistema de Transmissão
  • 1 caixa de transmissão principal, equipada com visor de nível do óleo, bujão magnético, manocontactores de pressão e temperatura do óleo, sistema de lubrificação, 1 bomba de lubrificação de emergência, termocontato, acionamento do tacômetro do rotor, orifícios para inspeção endoscópica e amostragem do óleo, e 2 detectores de limalha conectados a uma
  • luz de indicação no painel de alarme.
  • 2 rodas livres integradas à caixa de transmissão principal.
  • 1 sistema de arrefecimento do óleo da caixa de transmissão principal.
  • 2 eixos de ligação motor- caixa de transmissão principal.
  • 1 transmissão traseira
  • 1 freio rotor.
  • 1 caixa de transmissão traseira com visor de nível do óleo e 1 detector de limalha conectado a uma luz de indicação no painel de alarme.
Instrumentos
  • 2 Indicadores de Vôo Principais (PFD), fornecendo as seguintes informações:
  • Altitude,
  • Velocidade indicada com dados de envelope de vôo,
  • Velocidade vertical,
  •  Altitude barométrica,
  • ILS (com escala de proa) (*),
  • Luz indicadora de modo do piloto automático,
  • Alarme DH.
  • 2 Indicadores de navegação (ND), fornecendo as seguintes informações:
  • Proa,
  • Fontes de radionavegação (*),
  • Rumos automáticos (*),
  • Escala de altitude radar com seleção DH,
  • ILS (*),
  • DME (*),
  • Iindicadores de suporte de naveção 2D (*),
  • Fontes externas de vídeo (*).
  • 1 Indicador Multifuncional de Célula e Motor (VEMD) com tela dupla, fornecendo as seguintes informações:
  • Indicador de primeiro limite atingido (FLI): limites relacionados à NG, T4, torque,
  • Indicador de temperatura/pressão do óleo do motor,
  • Pressão hidráulica,
  • Altímetro e voltímetro,
  • Temperatura externa (OAT),
  • Funções de monitoramento melhoradas:
  • Contagem dos ciclos do motor,
  • Verificação automática do motor.
  • 1 Display de Avisos e Cuidados (CAD) fornecendo as seguintes informações:
  • indicações de alarmes (luzes âmbar, verde e azul),
  • quantidade de combustível,
  • pressão do combustível,
  • NG (modo back-up).
  • 2 Painéis de Instrumentos (ICP).
  • 1 giro horizonte de emergência,
  • 1 anemômetro de emergência,
  • 1 altímetro de emergência,
  • 1 bússola giromagnética de emergência,
  • 1 indicador e seletor de posição do trem de pouso,
  • 2 cronômetros,
  • 1 tacômetro triplo para o rotor e rpm das turbinas livres dos motores 1 e 2,
  • 1 tacômetro do rotor do lado do co-piloto,
  • 1 painel de alarme (luzes vermelhas),
  • 2 luzes de alarme “master”,
  • 2 luzes de limite de manobra,
  • 2 luzes de alarme “trem de pouso não baixado”,
  • 1 Seletor de modo do piloto automático (APMS),
  • 1 Unidade de comando de reconfiguração (RCU),
  • 1 painel de inspeção e controle do sistema de combustível,
  • 1 Caixa de comando AHRS,
  • 1 painel do teto, incluindo:
  • 1 painel de controle do motor,
  • 2 controles de extinção de fogo duplos para os compartimentos dos motores,
  • 1 controle de extinção de fogo duplo para o bagageiro,
  • 1 painel de controle dos equipamentos elétricos.
  • 1 regulador de pressão do circuito hidráulico de freio no piso do lado do piloto,
  • 2 Sistemas de Referência Horizontal e de Altitude (AHRS),
  • 2 Computadores de dados anemobarométricos (ADC),
  • 1 radar altímetro (radar de altitude indicado nos NDs),
  • 1 rack com os seguintes itens:
  • 2 Módulos de Computador de Dados de Vôo (FDCM),
  • 1 Módulo de Piloto Automático (APM),
  • Componentes para 1 Unidade de Aquisição de Dados de Vôo Miscelâneos (MFDAU) (*). (*) Se o equipamento opcional estiver instalado.
  • GRUPO TURBOMOTOR
  • 2 motores a turbina ARRIEL 2C2 da TURBOMECA, completos com sistemas de partida, sistema de controle
  • digital do combustível (FADEC) e equipados com 4 detectores de limalha conectados a uma luz de indicação no painel de alarme.
  • O FADEC fornece as seguintes principais funções:
  • governador do rotor de velocidade variável,
  • modo treinamento OEI,
  • seqüência de partida automática.
  • Cada motor é equipado com um sistema de combustível antigelo (eficiência até uma temperatura externa (OAT) = -20C).
  • Regulação automática do motor (controlada pelo FADEC) no modo de “back-up”.
  • 1 sistema de combustível, incluindo 6 tanques divididos em 2 grupos, com uma capacidade total utilizável de 1.257 litros (332 US gal), 4 bombas de reforço imersas, 1 bomba de transferência e indicação de nível baixo.
  • 2 sistemas de lubrificação do motor e de arrefecimento de óleo do motor.
  • 1 detector queimador de limalha no sistema de lubrificação do motor
  • 2 sistemas de detecção e de extinção de fogo.
  • 2 telas de entrada de ar do motor com sistema antigelo.
  • 2 sensores para o torquímetro.
  • Dispositivo de lavagem do motor (sem remoção dos capôs).
  • Bocal de abastecimento com trava e proteção.
Instalação Elétrica
  • Sistema elétrico:
  • 2 arranques-geradores (160 A, 28 VDC),
  • Bateria de níquel-cádmio (43 Ah) com sensor de temperatura e luz de alarme,
  • 1 tomada de fonte externa (28 VDC),
  • 1 tomada de ICS adicional de manutenção no compartimento da tomada de fonte externa.
  • Sistema de distribuição de potência:
  • 2 barras primárias,
  • 2 barras essenciais,
  • 2 barras de carga alta (80 A) – apenas para equipamentos opcionais,
  • 1 barra da bateria,
  •  2 painéis de disjuntores no radome,
  • 1 painel de disjuntor no posto de pilotagem.
  • Iluminação:
  • 1 luz anticolisão,
  • 1 farol de pouso retrátil (450 W) do lado esquerdo,
  • 1 farol de pouso orientável retrátil (450 W) do lado direito,
  • 3 luzes de posição (vermelha, verde, branca),
  • Iluminação dos instrumentos ajustável,
  • 2 luzes utilitárias no posto de pilotagem,
  • 1 luz dos instrumentos para vôo em condições de tempestade,
  • Luzes na cabine e no bagageiro,
  • Conectores de potência na cabine (2 x 28 VDC).
  • 1 bateria de emergência para iluminação automática das luzes do teto da cabine e sinais de chamada
Rotores e Comandos de vôo
  • 1 rotor principal equipado com:
  • 5 pás em fibra de carbono e de vidro,
  • 1 cabeça do rotor tipo SPHERIFLEX® com batentes baixos e de atenuação de rajadas,
  • 1 mastro do rotor equipado mo roda fônica de rpm do rotor.
  • 1 rotor traseiro do tipo FENESTRON® com 10 pás em material composto, embutido na deriva vertical.
  • 1 sistema de comando de vôo, equipado com 3 servocomandos principais de corpo duplo / câmara dupla (nos canais de passo cíclico e coletivo) e um servocomando traseiro de corpo duplo/ câmara dupla (no canal de comando de passo do rotor traseiro).
  • 1 Sistema de Controle de Vôo Automático Digital Duplo (do tipo 4 eixos), incluindo os modos superiores.
Kit de Bordo
  • 3 tampas para as tomadas pitot.
  • 2 bujões para as tomadas de pressão estática.
  • 2 obturadores das entradas de ar dos motores.
  • 2 obturadores para o escapamento.
  • 7 anéis de amarração.
  • 2 anéis de amarração para mau tempo.
  • 2 anéis de fixação.
  • 1 kit de amarração das pás do rotor principal.
  • 1 conjunto de rótulas de apoio.
  • 1 ferramenta para drenagem dos tanques de combustível.
  • 1 porta-documentos.
  • bolsa de estocagem do kit de bordo.
  • (*) Peso não incluído no peso vazio da aeronave standard
Geração Hidráulica
  • 2 sistemas hidráulicos independentes, alimentando os servocomandos, o sistema de acionamento do trem de pouso e os freios assistidos.
  • 1 acoplamento de fonte externa hidráulica autovedante.
  • 1 sistema hidráulico de emergência com eletrobombas para acionamento de emergência do trem de pouso e fornecimento de assistência hidráulica no solo (motores parados).