EC155B1
PR-XFC, s/n 6883
540 horas totais | ano 2009
Helicóptero executivo top de linha da Eurocopter.
Autonomia: 792 Km
Velocidade máxima (VNE): 324 Km/h
Assentos: 2 pilotos + 6 passageiros
Características
Destaques
- Chegada ao Brasil: Outubro de 2009
- Entrega pela Helibrás: Janeiro de 2010
- Horas totais célula: 540
- Ciclos: 953
- Horas totais motor: 540
Equipamentos Opcionais
- Ar Condicionado (mechanically driven)
- Strobe-light no estabilizador vertical, junto com a luz anti-colisão
- Strobe-light no ventre da aeronave
- Portas esquerda e direita articuladas (em substituição as portas standard)
- Degraus de passageiros elétricos e retráteis (LH / RH)
- Acabamento VIP para 4/8 lugares (com insonorização)
- Estudo de lay-out e pintura externa personalizada
Equipamentos Rádio NAV/COMM - IFR Single/Dual pilot
- Solução composta de :
- 1º VHF / AM Collins 422 A / 2º VHF / AM Collins 422 A
- ICS TEAM TB 31 com 2 caixas de controle
- 02 fones David Clark H10-13H
- Transponder Collins TDR 94 D-007
- ADF Collins 462
- DME Collins 442
- 1º VOR / ILS Collins VIR 432
- 2º VOR / ILS Collins VIR 432
- Rádio Altímetro (standard)
Outros Equipamentos
- Single pilot IFR kit
- Interfone de passageiros NAT AA 36 com 2 NAT AA 82, para 8 fones Bose
- Sistema de comunicação com a cabine de passageiros NAT AA 20-431, com 4 alto-falantes
- Interfone de passageiros TEAM BA 1920 (for VIP handset)
- GPS FREEFLIGHT TNL 2101 I/O APPROACH+ linked with AFCS and ND
- ELT KANNAD 406 AF
- Radar meteorológico Honeywell RDR 2000 (com VRU)
- EGPWS HONEYWELL MK XXII com display no KMD 850
- TAS Ryan 9900 BX (com display 3″ e KMD 850)
- Moving Map KMD 850 linked to GPS
- 08 fones BOSE X
Cabine
- 1 cabine polivalente.
- 2 bancos, do piloto e do co-piloto, com sistema de amortecimento de impactos, encosto alto, reguláveis em
- distância e em altura, e removíveis, cada um com cintos de segurança de 5 pontos.
- 1 pára-brisa transparente.
- 2 portas articuladas, do piloto e do co-piloto, alijáveis, com janelas fumé, permitindo o acesso ao posto de pilotagem e à fileira dianteira de bancos de passageiros, cada uma equipada com uma janela deslizante.
- 2 janelas fumé alijáveis, localizadas entre as portas do posto de pilotagem e da cabine.
- 2 portas deslizantes de passageiros com janelas fumé alijáveis.
- 2 degraus da cabine e do posto de pilotagem montados externamente, de cada lado.
- 2 painéis superiores fumé.
- Revestimento da cabine.
- Duplos comandos de vôo.
- Comandos de corte de combustível.
- 1 comando de freio rotor.
- 1 sistema de ventilação /desembaçamento /aquecimento.
- 2 limpadores de pára-brisa.
- 1 extintor de incêndio portátil no posto de pilotagem.
- 2 porta-mapas iluminados.
- 2 suportes para fone de ouvido.
- Local para estocagem dos documentos de vôo.
- 1 Manual de vôo.
Descrição Da Aeronave Standard
- Fuselagem compreendendo a cabine e o bagageiro.
- Bagageiro com rede de amarração no piso e 2 portas traváveis (lados esquerdo e direito).
- Cone de cauda com estabilizador horizontal equipado com duas placas terminais laterais e um rotor traseiro carenado embutido na deriva vertical.
- Trem de pouso retrátil tipo triciclo com sistema de trava da roda dianteira no eixo, freios diferenciais assistidos dos lados do piloto e do co-piloto e freio de estacionamento.
- 3 tomadas de pitot com aquecimento.
- 6 degraus embutidos (3 de cada lado) para acesso ao piso mecânico.
- Proteção contra corrosão.
- Reforços estruturais para o gancho “cargo sling” de 1.600 kg (3.527 lb).
- Reforços estruturais para guincho externo.
- Pontos de levantamento, içamento, amarração e de fixação.
- Pintura interna:cinza claro.
- Pintura externa: a fuselagem é pintada conforme o esquema de cores standard (esquema e cores, acabamento de poliuretano brilhante ou fosco, branco + 2 cores), a menos que modificado por opção, os trens de pouso são azul claro, o piso mecânico (CTP e transmissão traseira) é branco, o rotor principal e o rotor traseiro são cinza, as pás do rotor principal são cáqui e as pás do rotor traseiro são pretas.
Sistema de Transmissão
- 1 caixa de transmissão principal, equipada com visor de nível do óleo, bujão magnético, manocontactores de pressão e temperatura do óleo, sistema de lubrificação, 1 bomba de lubrificação de emergência, termocontato, acionamento do tacômetro do rotor, orifícios para inspeção endoscópica e amostragem do óleo, e 2 detectores de limalha conectados a uma
- luz de indicação no painel de alarme.
- 2 rodas livres integradas à caixa de transmissão principal.
- 1 sistema de arrefecimento do óleo da caixa de transmissão principal.
- 2 eixos de ligação motor- caixa de transmissão principal.
- 1 transmissão traseira
- 1 freio rotor.
- 1 caixa de transmissão traseira com visor de nível do óleo e 1 detector de limalha conectado a uma luz de indicação no painel de alarme.
Instrumentos
- 2 Indicadores de Vôo Principais (PFD), fornecendo as seguintes informações:
- Altitude,
- Velocidade indicada com dados de envelope de vôo,
- Velocidade vertical,
- Altitude barométrica,
- ILS (com escala de proa) (*),
- Luz indicadora de modo do piloto automático,
- Alarme DH.
- 2 Indicadores de navegação (ND), fornecendo as seguintes informações:
- Proa,
- Fontes de radionavegação (*),
- Rumos automáticos (*),
- Escala de altitude radar com seleção DH,
- ILS (*),
- DME (*),
- Iindicadores de suporte de naveção 2D (*),
- Fontes externas de vídeo (*).
- 1 Indicador Multifuncional de Célula e Motor (VEMD) com tela dupla, fornecendo as seguintes informações:
- Indicador de primeiro limite atingido (FLI): limites relacionados à NG, T4, torque,
- Indicador de temperatura/pressão do óleo do motor,
- Pressão hidráulica,
- Altímetro e voltímetro,
- Temperatura externa (OAT),
- Funções de monitoramento melhoradas:
- Contagem dos ciclos do motor,
- Verificação automática do motor.
- 1 Display de Avisos e Cuidados (CAD) fornecendo as seguintes informações:
- indicações de alarmes (luzes âmbar, verde e azul),
- quantidade de combustível,
- pressão do combustível,
- NG (modo back-up).
- 2 Painéis de Instrumentos (ICP).
- 1 giro horizonte de emergência,
- 1 anemômetro de emergência,
- 1 altímetro de emergência,
- 1 bússola giromagnética de emergência,
- 1 indicador e seletor de posição do trem de pouso,
- 2 cronômetros,
- 1 tacômetro triplo para o rotor e rpm das turbinas livres dos motores 1 e 2,
- 1 tacômetro do rotor do lado do co-piloto,
- 1 painel de alarme (luzes vermelhas),
- 2 luzes de alarme “master”,
- 2 luzes de limite de manobra,
- 2 luzes de alarme “trem de pouso não baixado”,
- 1 Seletor de modo do piloto automático (APMS),
- 1 Unidade de comando de reconfiguração (RCU),
- 1 painel de inspeção e controle do sistema de combustível,
- 1 Caixa de comando AHRS,
- 1 painel do teto, incluindo:
- 1 painel de controle do motor,
- 2 controles de extinção de fogo duplos para os compartimentos dos motores,
- 1 controle de extinção de fogo duplo para o bagageiro,
- 1 painel de controle dos equipamentos elétricos.
- 1 regulador de pressão do circuito hidráulico de freio no piso do lado do piloto,
- 2 Sistemas de Referência Horizontal e de Altitude (AHRS),
- 2 Computadores de dados anemobarométricos (ADC),
- 1 radar altímetro (radar de altitude indicado nos NDs),
- 1 rack com os seguintes itens:
- 2 Módulos de Computador de Dados de Vôo (FDCM),
- 1 Módulo de Piloto Automático (APM),
- Componentes para 1 Unidade de Aquisição de Dados de Vôo Miscelâneos (MFDAU) (*). (*) Se o equipamento opcional estiver instalado.
- GRUPO TURBOMOTOR
- 2 motores a turbina ARRIEL 2C2 da TURBOMECA, completos com sistemas de partida, sistema de controle
- digital do combustível (FADEC) e equipados com 4 detectores de limalha conectados a uma luz de indicação no painel de alarme.
- O FADEC fornece as seguintes principais funções:
- governador do rotor de velocidade variável,
- modo treinamento OEI,
- seqüência de partida automática.
- Cada motor é equipado com um sistema de combustível antigelo (eficiência até uma temperatura externa (OAT) = -20C).
- Regulação automática do motor (controlada pelo FADEC) no modo de “back-up”.
- 1 sistema de combustível, incluindo 6 tanques divididos em 2 grupos, com uma capacidade total utilizável de 1.257 litros (332 US gal), 4 bombas de reforço imersas, 1 bomba de transferência e indicação de nível baixo.
- 2 sistemas de lubrificação do motor e de arrefecimento de óleo do motor.
- 1 detector queimador de limalha no sistema de lubrificação do motor
- 2 sistemas de detecção e de extinção de fogo.
- 2 telas de entrada de ar do motor com sistema antigelo.
- 2 sensores para o torquímetro.
- Dispositivo de lavagem do motor (sem remoção dos capôs).
- Bocal de abastecimento com trava e proteção.
Instalação Elétrica
- Sistema elétrico:
- 2 arranques-geradores (160 A, 28 VDC),
- Bateria de níquel-cádmio (43 Ah) com sensor de temperatura e luz de alarme,
- 1 tomada de fonte externa (28 VDC),
- 1 tomada de ICS adicional de manutenção no compartimento da tomada de fonte externa.
- Sistema de distribuição de potência:
- 2 barras primárias,
- 2 barras essenciais,
- 2 barras de carga alta (80 A) – apenas para equipamentos opcionais,
- 1 barra da bateria,
- 2 painéis de disjuntores no radome,
- 1 painel de disjuntor no posto de pilotagem.
- Iluminação:
- 1 luz anticolisão,
- 1 farol de pouso retrátil (450 W) do lado esquerdo,
- 1 farol de pouso orientável retrátil (450 W) do lado direito,
- 3 luzes de posição (vermelha, verde, branca),
- Iluminação dos instrumentos ajustável,
- 2 luzes utilitárias no posto de pilotagem,
- 1 luz dos instrumentos para vôo em condições de tempestade,
- Luzes na cabine e no bagageiro,
- Conectores de potência na cabine (2 x 28 VDC).
- 1 bateria de emergência para iluminação automática das luzes do teto da cabine e sinais de chamada
Rotores e Comandos de vôo
- 1 rotor principal equipado com:
- 5 pás em fibra de carbono e de vidro,
- 1 cabeça do rotor tipo SPHERIFLEX® com batentes baixos e de atenuação de rajadas,
- 1 mastro do rotor equipado mo roda fônica de rpm do rotor.
- 1 rotor traseiro do tipo FENESTRON® com 10 pás em material composto, embutido na deriva vertical.
- 1 sistema de comando de vôo, equipado com 3 servocomandos principais de corpo duplo / câmara dupla (nos canais de passo cíclico e coletivo) e um servocomando traseiro de corpo duplo/ câmara dupla (no canal de comando de passo do rotor traseiro).
- 1 Sistema de Controle de Vôo Automático Digital Duplo (do tipo 4 eixos), incluindo os modos superiores.
Kit de Bordo
- 3 tampas para as tomadas pitot.
- 2 bujões para as tomadas de pressão estática.
- 2 obturadores das entradas de ar dos motores.
- 2 obturadores para o escapamento.
- 7 anéis de amarração.
- 2 anéis de amarração para mau tempo.
- 2 anéis de fixação.
- 1 kit de amarração das pás do rotor principal.
- 1 conjunto de rótulas de apoio.
- 1 ferramenta para drenagem dos tanques de combustível.
- 1 porta-documentos.
- bolsa de estocagem do kit de bordo.
- (*) Peso não incluído no peso vazio da aeronave standard
Geração Hidráulica
- 2 sistemas hidráulicos independentes, alimentando os servocomandos, o sistema de acionamento do trem de pouso e os freios assistidos.
- 1 acoplamento de fonte externa hidráulica autovedante.
- 1 sistema hidráulico de emergência com eletrobombas para acionamento de emergência do trem de pouso e fornecimento de assistência hidráulica no solo (motores parados).